Prevenindo o AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma condição em que há comprometimento de uma região cerebral devido a falta de irrigação (isquemia) ou devido a sangramento (hemorrágico).
A maioria dos AVC é do tipo isquêmico – 85%. Ocorre uma obstrução nas artérias que levam sangue e nutrientes para os neurônios de uma determinada região. Em conseqüência, estes neurônios morrem e deixam de exercer suas funções, que se manifestam por fraqueza, perda de sensibilidade, dificuldade de fala, comprometimento visual, entre outros sintomas.
No tipo hemorrágico, ocorre uma ruptura da artéria, e o sangramento decorrente disto também causa a morte de neurônios. Este tipo ocorre em cerca de 15% dos casos de AVC.
O AVC é mais freqüente em pessoas idosas. A idade e o sexo masculino são fatores de risco não modificáveis. A hipertensão arterial sistêmica, o diabetes mellitus, a dislipidemia (colesterol alto), a obesidade, o tabagismo, o etilismo, o sedentarismo (falta de atividade física) são fatores de risco modificáveis. Portanto, é importante que todas as pessoas se informem e criem hábitos que permitam uma vida com menos chance de doenças e conseqüentemente mais feliz.
Ficam as dicas: