...

Sintomas neurológicos e deficiência de vitamina B 12

A deficiência de vitamina B 12 classicamente apresenta-se como um tipo de anemia. Contudo, também pode apresentar-se como déficit cognitivo, neuropatia periférica e degeneração subaguda da medula. Os sintomas neurológicos podem ocorrer na ausência de alterações hematológicas e o tratamento precoce é essencial para prevenir incapacidade.

Alguns pacientes com sintomas de deficiência de vitamina B12 ao realizarem a dosagem sanguínea apresentam resultados normais. Nestes casos, se a suspeita clínica persiste, é importante realizar outros exames bioquímicos.
Alguns fatores de risco para deficiência de vitamina B12 incluem dieta vegetariana, anorexia, história de doença auto-imune, glossite, mal absorção (cirurgias bariátricas), uso prolongado de inibidores de bombas de prótons, metformina e contraceptivo oral, além de gravidez.
É importante buscar orientação médica para determinar a causa da deficiência e iniciar o tratamento o mais breve possível. O tratamento consiste na reposição de vitamina B12, geralmente por via intra-muscular para garantir a absorção. A forma de reposição e a duração são determinadas caso a caso.